A escolha da profissão
A escolha da profissão compõe um projeto de vida e profissional na vida do indivíduo, onde ele planeja minuciosamente as metas e seus objetivos para o futuro.
Ensino Médio, primeiro emprego, independência, futuro, profissão: são algumas questões que passam pela cabeça do jovem no momento em que se encontra com o dilema da escolha da profissão. Pra uns uma escolha fácil, porém, tarefa difícil para outros, pois ela não se resume somente em ganhar muito dinheiro, ter um cargo muito alto e sim satisfação por estar fazendo o que gosta de fazer, o que tem habilidade em executar.
O primeiro passo em todo e qualquer projeto, é estabelecer um objetivo a ser alcançado, pois é necessário levar em consideração as consequência e esforços que vão ser precisos para chegar a este ideal.
Autoconhecimento é peça fundamental neste processo mas não a garantia da escolha certa, que muitos têm medo de errar por essa escolha parecer imutável, inflexível sem possibilidades de mudança. Há influências por fatores psicológicos, comportamentais, sociais, culturais, familiares, porém, a escolha e responsabilidade parte do próprio indivíduo.
Pesquisar sobre a área a ser escolhida também é um caminho a ser trilhado. O jovem precisa levar em consideração a rotina, as atividades a serem desempenhadas, a remuneração e qual o impacto sua profissão vai ter na sociedade. Muitas pessoas, não conseguem se satisfazer com somente uma profissão e desejam sempre fazer mais de uma única atividade profissional, entretanto, outras passam a vida trabalhando onde encontram a oportunidade ou somente em uma única atividade.
Analisar o mercado de trabalho segundo o objetivo estabelecido é indispensável, pois é necessário verificar qual papel a profissão escolhida tem na sociedade, sua concorrência, espaço nas empresas, campo de trabalho, oportunidades. O processo de globalização, inovações tecnológicas, contribuíram para a busca de desenvolvimento profissional e especialização pois a mão de