escolha de profissão
Maria Flávia Ferreira
________________________________________
A orientação profissional muitas vezes evita perda de tempo, uma vez que, muitas pessoas têm que recomeçar o percurso profissional, em função de uma escolha mal feita.
A decisão (ou indecisão?) sobre qual profissão escolher, nos dias de hoje, também se deve ao fato da diversidade de opções?
A diversidade parece confundir ainda mais, mas o momento da escolha é sempre muito difícil pelas características da própria escolha, o adolescente precisa optar não só pela profissão que terá, mas por quem ele quer ser, qual o estilo de vida que ele quer levar, isto em um momento em que ele não sabe nem quem ele é.....ou seja, para complicar ainda mais, já é sabido que este momento é determinado por intensos conflitos de identidade. Qual a influência do mercado de trabalho?
Para que uma decisão seja a melhor possível, é necessário também se levar em conta o mercado de trabalho atual, além de outros fatores determinantes. O mercado atual oferece muitas possibilidades, e é preciso que o profissional atenda à demanda desse mercado para que possa manter sua “empregabilidade”. A preocupação com a escolha assertiva da profissão, que lhes traga a melhor remuneração no futuro, é importante?
Sim, mas a escolha tem que trazer realização pessoal também, não adianta escolher uma profissão que garanta alta remuneração mas que seja um sacrifício exercê-la. Não se pode esquecer que atuamos profissionalmente no mínimo 5 vezes por semana, numa média de oito horas diárias por muitos anos. Alguns nascem com uma vocação clara, outros não conseguem saber que caminho seguir. Qual a importância da família neste momento da vida do jovem?
A idéia de que nascemos prontos, predestinados é errônea. Nascemos com alguns determinantes genéticos que podem facilitar o exercício de uma determinada profissão, porém, se o ambiente não proporcionar ao indivíduo a oportunidade,