A escola e o aluno monitor
Prof. Geraldo inácio
Pozo, em seu artigo Para que deve formar a escola? Da Transmissão de Conteúdos à Formação de Capacidades, afirma que “Um sistema educativo (...) tem como função formativa essencial fazer que os futuros cidadãos interiorizem, assimilem a cultura em que vivem, em sentido amplo, compartilhando as produções artísticas, científicas, técnicas, etc., próprias dessa cultura. Deve levar o aluno a compreender seu sentido histórico, mas também desenvolver as capacidades necessárias para que aceite esses produtos culturais, para desfrutá-los e, se possível, renová-los.”
O Projeto Aluno-Monitor, tem caráter pedagógico-educacional e visa o desenvolvimento do protagonismo do aluno na escola, contribuindo com o Professor Coordenador Pedagógico e com o Professor Orientador específico de cada turma e com os Professores das diferentes áreas de conhecimento, tais como os da Sala de informática e da Sala de Leitura, com suas turmas/classes, em horário regular de aulas dos alunos.
O aluno monitor receberá orientações do Professor Coordenador Pedagógico e do professor coordenador de turma sobre o papel de cada um em relação ao grupo e aos demais alunos da escola, sobre suas responsabilidades como aluno modelo na escola.
Essas mudanças, que envolvem determinados fatores como postura, criatividade, atenção, respeito aos alunos, confiança e o diálogo, que são capazes de transformar o mundo e as pessoas, são ações a serem desenvolvidas no Projeto Aluno Monitor.
OBJETIVO
O objetivo é formar alunos monitores para atuarem no desenvolvimento de atividades diversas em apoio ao Professor Coordenador Pedagógico, aos professores e aos alunos, para o enriquecimento do currículo, e, assim, estimular o trabalho colaborativo entre docentes e discentes. O mandato da monitoria durará até 23/12/14.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Melhorar o desenvolvimento pedagógico da escola;
Fortalecer a autoestima do aluno, proporcionando a formação