A escola que queremos ter
É na escola, onde a criança passa a maior parte do tempo, é preciso que ela sinta-se bem em um ambiente acolhedor. A importância de um educador capaz e sensível que observa as características e habilidades de cada aluno, planejando o ensino de qualidade e diferenciado para atender as variadas necessidades.
Aulas diversificadas, não só em sala de aula, mas ao ar livre; para que tenham contato com a natureza e sinta deslumbradas com o que estão a sua volta (algo que não estão acostumadas, pois fica a maior parte do tempo emparedadas).
Ofertar um ambiente saudável e afetivo, onde cada aluno é especial e valorizado por suas características e habilidades. Um espaço repleto de possibilidades e provocações sensoriais que despertam nas crianças ações lúdicas e prazerosas, com materiais e propostas que provocam a curiosidade e ampliam o desejo por novas descobertas. O trabalho organizado desta forma permite que qualquer criança construa sua historia de vida escolar com entusiasmo, alegria, conflitos, dificuldades e muitas aventuras; desenvolve m com autonomia suas próprias estratégias de aprendizagem, utilizando-se das mais diversas formas de linguagens que contribuem para seu desenvolvimento global. É interessante também que o professor organize a classe de forma que possa desenvolver atividades em grupo e poder voltar se para toda a classe.
A escola atual necessita repensar a sua pratica pedagógica para construí-la voltada para o sujeito, considerando-o como ser heterogêneo, com necessidades individuais. No entanto, a escola atualmente ainda esta centrada nos conteúdos e em sua transmissão, bem como, na formação técnica em detrimento da formação humana. Portanto fica claro que a insistência na pratica tradicional, só fará com que o aluno cada vez mais perca o prazer pelo estudo, pois não ocorrendo aprendizagem, sua auto-estima fica em baixa e conseqüentemente será mais um aluno