A escola dos meus filhos.
O que deviria ser a escola para meus filhos?
Imagino que a escola deveria ser um espaço de desconstrução de velhos paradigmas educacionais, e logo, construção de um espaço prazeroso que promova o desenvolvimento de habilidades e capacidades que a criança precisa para o seu desenvolvimento intelectual e social.
O que ocorre hoje na maior parte das escolas é que os gestores estão mais preocupados em pôr a mão nos recursos financeiros que as escolas recebem do que com a própria educação, a construção do saber, do conhecimento, que é a real função do espaço escolar, levar a criança a se tornar capaz de não apenas decifrar códigos, mas de interpretar o que ora ver, ora ouve e ainda ter a capacidade de criticar o que estiver sendo sugerido a ela no espaço.
Hoje, vivenciei uma experiência que me inquietou ao extremo. Ao chegar a escola da minha filha, observei que a primeira atividade das crianças desta escola é assistir o desenho do PICA -PAU, e obviamente fiquei indignada e não poderia deixar de falar a respeito deste fato.
É triste saber que a escola, o lugar onde seu filho deveria compartilhar e construir capacidades e habilidades e conseguintemente competências que servirão de bases para toda a sua vida social, moral, intelectual, que nortearão seu caráter e sua personalidade, está sendo utilizado para transmitir exatamente o contrário, está sendo usado para ensinar que a criança deve ser desobediente, mal educada e má, tudo o que o PICA-PAU é. Isto é inconcebível para qualquer mãe que ver seu filho sendo submetido a esse tipo de violência.
Duas coisas podem ter acontecido. Ou eu estou muito atrasada no que se refere aos paradigmas atuais de educação, ou a educação do município de Turiaçu está tão evoluída que conseguiu transformar o desenho do PICA-PAU e GUMMY BEAR em programas educativos, onde a inserção de desenho animados como Pica-Pau e Gummy Bear fazem parte da didática e metodologia de ensino da escola.
É inconcebível