O que os pais podem fazer quando seus filhos tem problemas na escola
De acordo com os ensinamentos marxianos, entende-se que é o trabalho que engendra e move a rede de relações sociais. Assim, o trabalho enquanto instituição social necessária para o desenvolvimento da vida humana.
Encontra-se no centro da rede de relações existentes entre as inúmeras instituições que movem a sociedade. No entanto, sabe-se que tais instituições: trabalho, religião, escola e outras, encontram-se interligadas de maneira que uma está sempre influenciando direta ou indiretamente no exercício da outra. Em relação ao trabalho, acreditamos que a escola é a instituição diretamente ligada e responsável pelo bom desempenho do ato de trabalhar. Pois, é a escola enquanto instituição social, a responsável pela transferência de aprendizado que precisamos para sermos civilizados, ou melhor, doutrinados ideologicamente para a manutenção da sociedade e capacitado/estimulado para o mundo do trabalho. Atualmente, nossa sociedade mudou, temos uma inversão de papéis e valores, mais informação do que podemos absorver, a mulher trabalha fora, o avanço tecnológico foi grande, a família mudou, a criança mudou o aluno e a escola também mudaram... Tantas mudanças geram confusão e expectativas. Diante de tantas mudanças, nota-se cada vez mais conflitos que envolvem a escola, o aprendizado e a família. Nesse sentido, será pautado aqui: o que os pais podem fazer quando seus filhos têm problemas na escola, e como as atitudes dos pais influenciam na vida escolar do aluno.
2. O Que Os Pais Podem Fazer Quando Seus Filhos Têm Problemas Na Escola
É na fase inicial da vida escolar que começamos a ter os primeiros desafios educacionais – desafios esses postos aos autores sociais envolvidos no processo de socialização do indivíduo, escola, professores, pais e demais pessoas envolvidas – onde, vários fatores contribuirão para o nosso sucesso ou insucesso. Com base no PHD Don A. Blackerby, especialista no assunto e