Escolher a escola para os filhos um processo familiar
Final de ano e muitos pais andam as voltas com a escolha da escola para os filhos. O que é importante nesse processo? Que aspectos considerar? Quando deve-se começar a planejar a vida escolar dos filhos? Estas e outras questões serão debatidas no artigo deste mês, na coluna de Psicologia.
Título:
“Escolher a escola para os filhos: um processo familiar"
Escolher uma escola para os filhos pode se tornar uma fonte de autoconhecimento para os pais. As expectativas, os desejos, as fantasias, os projetos, e outros, podem atuar decisivamente neste processo. É um bom momento para pais e mães analisarem e dedicarem um tempo significativo para pensar nestas questões.
Quero enumerar aqui alguns tópicos, sem a pretensão de estabelecer um manual ou guia para os pais, mas com o intuito de trazer à reflexão alguns elementos que podem auxiliar nas etapas desse processo tão importante para a família:
1- Planejamento
Mesmo antes da gestação (ou adoção) já é possível reservar um tempinho para discutir sobre o planejamento educacional do futuro filho. Se optarão pelo ingresso em berçário, creche, ou outra instituição dedicada a crianças nos primeiros seis meses de vida. Assim também, quando do ingresso dos filhos no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Sempre é possível debater e criar um planejamento mínimo para nortear a vida educacional dos filhos. Estabelecer prioridades e determinar os valores que se deseja consolidar na família são dicas valiosas nesse planejamento, em qualquer época da escolarização.
2- Disponibilidade dos pais
Qual é a realidade atual dos pais quanto à disponibilidade para permanecer com o filho recém-chegado? E com a criança que solicita sua presença nos momentos da realização das atividades escolares em casa? Nas reuniões de pais, nos eventos da Escola? E nos processos peculiares da adolescência? É preciso que os pais estejam atentos sobre o tempo que necessitarão dedicar aos filhos, para que estes possam adquirir sua autonomia sem ansiedades e