psicologia
Muitas vezes, a definição de liderança tem sido utilizada de forma inadequada, descrevendo conceitos de chefia, coordenação, autoridade e autoritarismo.
Há quem vincule o líder aos ocupantes de cargos de direção ou ao poder. Mas há também o conceito da psicanálise, que define o líder a partir da relação afetiva que estabelece com os membros de um grupo, no qual surge como pessoa central.
Pesquisas indicam que existe a liderança de tarefa e a liderança emocional, e que a predominância de uma sobre a outra depende do processo grupal e do valor atribuído à tarefa.
Alguns autores afirmam que, embora a liderança seja um processo compartilhado, o líder é aquele elemento, designado pela organização na qual o grupo se insere, que tem mais facilidade e preparo para lidar com as questões envolvidas na tarefa a ser realizada.
Outra abordagem define líder como aquele que exerce influência sobre os demais participantes do grupo. Liderança seria, então, a possibilidade de determinados indivíduos de tomar decisões, ter iniciativa, planejar e organizar as ações.
A psicologia organizacional moderna mostra que liderança é, antes de tudo, um processo de tomada de decisão em grupo, além de uma forma de elaborar e concretizar, de modo prático e competente, uma escolha.
O conceito de liderança está, portanto, vinculado às questões do grupo, em seu desenvolvimento e tarefas, em sua realização e produtividade, bem como em suas crises de auto-afirmação e viabilidade.
2. Tipos de Liderança
A liderança está relacionada não apenas com a capacidade de influenciar, mas também com a forma como se exerce o poder. Nessa perspectiva, podem-se distinguir lideranças autocráticas e democráticas.
A liderança autocrática, centralizada na figura do líder, fragiliza e torna o grupo dependente, mantém a segregação e reduz o nível de auto-estima dos elementos.
A liderança democrática facilita o envolvimento dos elementos do grupo, não centraliza, distribuindo tarefas, e fortalece