Conceitos
Autonomia: A autonomia se caracteriza pela liberdade que o indivíduo possui para tomar decisões, pela capacidade de fazer escolhas e conduzir suas próprias ações. Ela pode ser incentivada ou reprimida por condições internas ou externas.
Povo: A palavra povo deriva do termo latim populuse permite fazer referência a conceitos diversos: os habitantes de uma certa região, a população em geral, uma povoação de menor tamanho que uma cidade e à classe baixa de uma sociedade. O povo pode ser por tanto o conjunto de habitantes de uma nação, região ou país (“O povo português”). Estas pessoas constituem uma comunidade pelo fato de terem tradições, costumes e um passado cultural em comum.
Território: Território, do latim territorĭum, é uma porção da superfície terrestre que pertence a um país, uma província, uma região, etc. O termo pode ser extensivo à terra ou ao terreno que possui ou controla uma pessoa, uma organização ou uma instituição. A noção de território pode entender-se a nível político ou geográfico. Para a política, o território é a delimitação na qual existe uma população fixa e que depende de uma autoridade competente. Na geografia, a definição de território depende do autor e do contexto, uma vez que a noção pode ser utilizada como sinónimo de lugar, espaço, região ou paisagem.
Soberania: Para a política, a soberania é o exercício da autoridade que reside num povo e que se exerce por intermédio dos seus órgãos constitucionais representativos. Soberania também pode ser definida como sendo a autoridade suprema do poder público e como a alteza ou excelência não superada em qualquer ordem imaterial.
No âmbito do direito internacional, a soberania refere-se ao direito de um Estado para exercer os seus poderes. A violação da soberania de um país pode ter trágicas consequências, entre as quais cabe mencionar o início de um conflito bélico.
Nação: A palavra nação vem do latim nātio que, por sua vez, deriva de nāscor (“nascer”). Este vocábulo em