A escola do design: a formação de estratégia como um processo de concepção
2000.
A Escola do Design: A formação de Estratégia como um Processo de Concepção
A escola do design é a visão mais influente do processo de formação de estratégia, pois propõe um modelo de formulação de estratégia que busca atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas. O surgimento dessa escola veio do grupo de Administração Geral de Havard Business School.
O modelo dá mais ênfase às avaliações das situações externa e interna, a primeira revelando ameaças e oportunidades no ambiente, a última revelando forças e fraquezas da organização.
Na formulação de estratégia temos dois fatores importantes, os valores gerenciais constituídos de crenças e preferências e as responsabilidades sociais constituída de ética da sociedade na qual a organização opera.
Na formulação de estratégias alternativas deverá avaliá-las e escolher a melhor, acordada uma estratégica especifica, ela é implementada a organização. Sabendo que muitos consultores de estratégia continuam baseando-se no modelo SWOT.
Esta escola não se desenvolveu o suficiente para prover a base para desenvolvimentos em outras escolas. Ela possui várias premissas básicas que a sustentam.
Toda mudança estratégica envolve novas experiências. Portanto, nenhuma organização poderá saber com certeza, antecipadamente, se uma competência estabelecida irá se mostrar um ponto forte ou um ponto fraco. Mas, é necessário uma avaliação prévia de seus pontos fortes e pontos fracos, pois a estratégia deve ter precedência sobre as capacidades estabelecidas da organização, as quais estão embutidas em sua estrutura, porquanto a estrutura pode ser algo maleável, mas não pode ser alterada à vontade apenas porque o líder concebeu uma nova estratégia.
O desenvolvimento da estratégia e o