Exemplos de dissertações
Hoje em dia a palavra Felicidade está cada vez mais banalizada, o que faz feliz a uns é muito pouco, comparando com o que faz realmente feliz a outros.
Dizer que as pessoas se contentam com pouco, está errado, pois hoje em dia para muitos a felicidade é mais material do que propriamente afectiva.
Antigamente, via-se as crianças e jovens ficarem contentes com uma simples caixa de bombons ou por e simplesmente com um par de meias no natal, hoje em dia acham isso uma autentica ‘’palhaçada’’ e querem é telemóveis, computadores, etc.
A felicidade já não está nas pequenas coisas, nem em nós está nas grandes coisas materiais.
Vistas as coisas noutros países mais pobres, há crianças e jovens que ficam muito contentes só por terem uma sopa para poder comer todos os dias, ou terem oportunidade de irem à escola.
Infelizmente no nosso e noutros países, isso é uma coisa banalizada, não falta nada a ninguém e as pessoas já não dão o devido valor às coisas.
No entanto este sentimento de felicidade passou a ser de frustração por isso mesmo, quanto mais têm mais querem ter, e andam a tentar encontrar a felicidade onde esta não existe.
É importante incutir desde pequeno que a felicidade está nas pequenas coisas pequenas do dia a dia, como um simples sorriso, o ter de comer, de vestir, de ter uma família entre outras coisas simples e não no resto.
Sílvia Costa
3ºA Nº14
Dissertação sobre o trabalho infantil
Hoje em dia crianças que ajudam os pais são consideradas vítimas de trabalho infantil, pelo facto de depois de as aulas algumas terem de ajudar ou a cuidar dos irmãos e da casa, para os pais poderem trabalhar, ou a ajudar os pais no seu próprio estabelecimento, entre outros trabalhos.
É verdade que a criança deve ter o direito de chegar da escola e poder brincar, ver televisão e fazer o que lhe apetece, descansar, pois já não estamos no século xx, as crianças até deviam ter era os pais em casa a dar-lhes a atenção que elas