Resenha
Identificação do Livro: Safári de Estratégia, Capítulos 1 a 5
Autores: Mintzberg, Henry; Ahlstrand, Bruce Lampel, Joseph
Data: 22/03/2012
Conteúdo
Os autores descrevem o processo de formulação estratégica em dez escolas de pensamento, divididas em três categorias:
Escolas Prescritivas: Design, do Planejamento, do Posicionamento;
Escolas Descritivas: Empreendedora, Cognitiva, do Aprendizado, do Poder, Cultural e Ambiental;
Escola Configurativa: da Configuração
As escolas de natureza prescritiva têm seu foco em como as estratégias devem ser formuladas, as de natureza descritiva apresentam mais preocupações com a descrição de como as estratégias são, de fato, formuladas. O último grupo, formado também apenas pela última das escolas apresenta como característica, a formulação de estratégia como um processo de transformação.
Além desta visão que apresenta as escolas, no capítulo inicial são introduzidos outros conceitos muito utilizados nas explanações dos conceitos das escolas.
As estratégias pretendidas plenamente realizadas são denominadas como estratégias deliberadas; já as estratégias emergentes, surgem da realidade e passam a compor, com as estratégias pretendidas e as não realizadas, uma resultante que define as verdadeiras ações estratégicas empreendidas na organização.
O trabalho abrangeu a leitura e análise dos cinco primeiros capítulos, abrangendo todas as escolas descritivas, terminando na escola empreendedora.
Escola do Design:
A formação de estratégia é vista como um processo de concepção.
O foco está na formulação de estratégias em um processo de concepção interna das organizações, buscando uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente.
A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal