A escola de relações humanas
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CAMPUS SOLEDADE
A Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Científica.
Disciplina: Teoria Geral da Administração I
SOLEDADE/RS
2013
1.1 Introdução
A Escola de Administração Clássica tem como principal método maneiras de aperfeiçoar,onde o objetivo concentra na organização e a principal tése dos teóricos é uni-lá com a produção consolidando assim o comportamento e a relação competitiva. Com inovações sistemáticas os resultados se tornam eficazes por si só,pois a eficiência do sistema não exige que o ser humano pense e sim execute.
1.2-Origens
Século XVII,Descartes nega todo conhecimento com base em costumes e tradições.
Século XVIII,Racionalismo chega no seu auge.
Na passagem de um século para outro o racionalismo se comprova como forma de resolver problemas de maneira totalmente eficaz. Passa então a ser aplicado nas ciências naturais e sociais.
Embora o trabalho tenha se tornado mais eficiente pelo advento das máquinas não havia a racionalização da organização e da execução do mesmo.
Século XX, surgiram pioneiros da racionalização do trabalho que tinham muito em comum no modo de agir e pensar, e se tornaram fundadores da Escola de Administração Científica ou Escola Clássica.
Objetivo da escola: Tornar um bom administrador quando planejamento organização e coordenação andarem juntos com racionalização.
1.2.1 Grandes Figuras da Escola Clássica Taylor, engenheiro com formação americana que através de experiências profissionais e conhecimentos,conduziam a agir pela indução de métodos dedutivos e racionalização do trabalho através de sistemas como interesse principal no aumento na produção.
Fayol, administrador com formação francesa procurava estabelecer os príncipios de uma boa administração, como: planejamento,organização,coordenação,comando e