A escola de Planejamento
Atraves de publicações academicas e pela propria imprensa, surgiu ainda na decada de 70 a divulgação do "planejamento estrategico". De certa forma o fato foi de enorme sucesso, pois gerentes e entre outras partes tiveram seus interesses despertados a respeito do processo. A escola de planejamento sintonizava o que era necessário, o ensino em Administração e a pratica empresarial e governamental, abrangendo os procedimentos, treinamentos, analises e muitos outros numeros. E era portanto, uma estratégia muito rígida, deveria ser guiada e acompanhada por um quadro de planejadores de alta qualificação. O modelo basico de planejamento estratégico
São diversos os modelos e ideias para um planejamento estrategico, Mas o importante é saber que qualquer negócio ou até mesmo uma consultoria, deve possuir. O estágio de fixação de objetivos
Nessa estapa, ao contratio do que se viu na escola do design, os proponentes da escola de planejament, desenvolverm extensos pocedimentos para explicar as caracteristicas, e sempre que possivel, quantificar as metas da organização, Aqui ainda confundiu-se formulação de metas e de estratégias.
Importante ainda lembrar que valores ou metas, como qualquer um defensor da escola do design possa dizer, são muito difíceis de se formalizar, os objetivos por exemplo, e talvez seja por isso que grande parte do planejamento tenha sido reduzido a pouco mais que a quantificação de metas e um meio de controle.
O estágio da auditoria externa
Uma vez estabelecidos os objetivos, os dois estágios seguintes, como no modelo da escola do design, são para avaliar as condições externas da organização. Um elemento importante da auditoria do ambiente externo da organização é o conjunto de previsões feitas a respeito das condições futuras.
O estágio da auditoria interna
Aqui o estudo de forças e fraquezas também foi sujeito a uma extensa decomposição. Mas dessa vez, talvez pelo fato