A escola de Gramsci
DISCENTE– MIDIAN
Gramsci: Escola desinteressada e unitária
O termo usado por Gramsci de uma escola “desinteressada” e responsável por educar as pessoas lhe passando a sua história cultural social suas origens passadas pra compreender a sociedade na qual vive, contribuindo assim para seu crescimento intelectual e boa formação. A linha que Gramsci sita em seus argumentos é que deve se seguir o modelo de escola única onde as pessoas iram adquirir conhecimento, aumentando assim sua capacidade de trabalho manual e intelectual.
Sendo uma escola unitária, ela deve proporcionar de forma igual o conhecimento sem diferença de classes , seja ela da alta ou baixa deve se seguir um modelo igualitário de educação para os mesmos. Sendo a escola unitária bem equipada, estruturada e tendo tudo o que possa contribuir para uma boa aquisição de conhecimentos, e mantendo sempre uma boa relação entre alunos e professores, formará assim indivíduos com um bom crescimento intelectual.
Com muito esforço e dedicação dos alunos juntamente com os professores, o conhecimento e adquirido de forma que levará as pessoas a terem novas visões sobre verdades, pensamentos e proporcionar a criar coisas novas se tornando um individuo autônomo .
A escola profissional é criticada por Gramsci por ser ela com métodos de ensino de acordo com o modelo capitalista, visando formar pessoas para o mundo do trabalhou seja mão de obra qualificada e não apenas para o crescimento intelectual .Entretanto ele defende que a educação deve ser oferecida de forma igualitária e gratuita a todos.
Para se chegara escola “única e comum” a classe proletária teria que reivindicar, protestar para se ter de forma igualitária esta escola para seus filhos. O trabalhador para fazer parte dos sindicatos e partidos deveria ter uma boa educação e formação intelectual. Sendo o trabalho uma forma de educar,