A Escola como Espaço de Socialização
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA - SEDIS
Psicologia da Educação
Profª. Cynara Teixeira Ribeiro
Tutores: Débora Lira e Hudson Emanoel
A Escola como Espaço de Socialização
Discentes:
Antonio Fernando de Melo da Silva
Evanielda Josefa Evanielda da Silva
Maria Aparecida de Souza
Maria das Merces Santos
Currais Novos – RN
Novembro de 2014
A Escola como Espaço de Socialização
Compreende-se que o processo de socialização se inicia ao nascer e perdura por toda a vida do indivíduo em diferentes ambientes e convívios, visto que o homem é um ser social. Tem-se então na família o primeiro espaço de socialização do sujeito, é lá que ele nasce, é acolhido, protegido e tem suas necessidades supridas, mas a família também é responsável por sua assimilação da cultura e desenvolvimento de sua personalidade, no entanto, permanece-se exclusivamente no ambiente familiar por apenas alguns poucos anos, até porque esse não é seu único lugar de socialização.
Para Haag (2010)
[...] a escola deve assumir seu papel, não só como responsável pela construção do conhecimento, mas também como um local de socialização e de relações afetivas, oferecendo oportunidades para que o aluno desenvolva sua sociabilidade, bem como, respeitando seus saberes na construção de seu conhecimento, promovendo, desta forma, não somente suas capacidades cognitiva e intelectual, mas também social e afetiva.
Nesse sentido, a escola passa a ter um papel fundamental na vida do sujeito, haja vista que ela torna-se o espaço de socialização secundária. É lá onde ocorrem os processos de desenvolvimento cognitivos mais significativos, além de se ampliarem os processos sociais e afetivos que irão contribuir para a formação da identidade do sujeito. A convivência com outras crianças e outros adultos, leva a criança e entrar em contato com diferentes realidades que a farão absolver os valores éticos e morais da sociedade a