Trabalho De Sociologia A Escola
A família e a escola;
Índice:
Escola como processo de socialização
Tipos de socialização na escola;
A escola em constante mudança;
A escola de antigamente;
A escola de hoje;
Diferenças sociais na escola;
Diversidade cultural;
A educação ao longo da vida;
Conclusão.
A família e a escola
A família tem um papel preponderante no percurso escolar da criança. O seu posicionamento na estrutura de classes, as suas expectativas quanto ao papel da escola e escolarização dos seus filhos, o apoio que se dá a essa mesma escolarização, são determinantes, dito de outro modo, as atitudes e expectativas das famílias relativamente à escola e ao seu papel no trajecto de vida das suas crianças divergem conforme o posicionamento social dessas mesmas famílias e os seus capitais económico, escolar e cultural.
Escola como processo de socialização A escola enquanto agente de socialização desempenha um papel de grande relevo na formação individual dos alunos, assim como na sua preparação para o futuro.
A par da família e dos meios de comunicação a escola é um agente de socialização fundamental que concorre para a integração social dos indivíduos através da educação e do ensino de matérias que a sociedade entende como necessárias para uma intervenção responsável na
Tipos de socialização na escola
A escola exerce dois tipos de socialização:
Uma socialização formal, através do ensino e aprendizagem de conhecimentos, capacidades e competências relacionadas com conteúdos científicos específicos proporcionando a formação académica necessária para o exercício de uma futura actividade profissional e uma integração social facilitada.
Por outro lado, proporciona o contacto entre grupos sociais diferentes permitindo um tipo de socialização complementar ensinando um conjunto de comportamentos sociais. A este tipo de socialização chamamos socialização informal. Esta função não é neutra, a escola é um aparelho ao serviço do Estado e, como tal, divulga aquilo que a