a escadaria de odessa
No filme, marujos, submetidos em uma condição desumana de vida, figurativa da pela carne deteriorada que e servida a eles numa refeição, assim rebelam-se. o movimento aumenta e pequeno grupo recebe a solidaredadede todo o navio, contando se assim com o apoio de frotas e do povo. Manifesta-se o tema fraternidade revolucionista. Surgindo assim a repressão czarista que pretende esmagar os anseios da liberdade da população. A fuzilaria sobre a escadaria de Odessa mostrando assim a crueldade da repressão.
A cena de Eisenstein traz a história ficcional de um dos mais trágicos episódios da revolução de 1905. Trata-se da invasão dos cassacos em Odessa, que metralhavam as pessoas por onde passavam: não poupam ninguém, nem os velhos nem as crianças, nem os bebês. A multidão caminhando velozmente se atropelando uns aos outros na descida da grande escadaria e á medida que vão sendo metralhados os corpos vão se amontoando pelos degraus. A formosa cena da escadaria de Odessa, remente ao tipo de montagem intelectual, aquela que vai jogar com uma sincronia de planos, luz e som dando lugar que no cinema, vem sendo chamado de Metáfora.
A cena nos mostra os fatos prosódicos ocorridos nas escadarias de Odessa, a materialidade sonora, em termos linguísticos do grito da criança na escada, os sons das botas dos saldados descendo pela escadaria.
A expressão facial da mãe que caminhava lentamente carregando consegue seu filho morto.
É evidente que nem todo o mecanismo da linguagem verbal se aplica ao texto não verbal.
Ao contrario do que alguns pesam, a linguagem não verbal é muito utilizada na vida das pessoas.