A ERA VARGAS
A ERA VARGAS, SEUS AVANÇOS E CONSEQUENTES MUNDAÇAS, E ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS NOVO E DEMOCRÁTICO COM O GOVERNO LULA. Getúlio Dornelles Vargas (1882 - 1954) se tornou pela primeira vez presidente do Brasil, como num governo provisório, por meio do movimento revolucionário de 1930, sobre o qual chefiou, e que era em oposição à candidatura vencida de Júlio Prestes. Isso se deveu principalmente a falta de resistência do presidente eleito e de seus aliados, tanto pela repulsão a República Velha que se instaurava na sociedade neste período, assim como pela crise de 1929 nos EUA que respingou no Brasil arruinando a maioria dos fazendeiros de café, sendo boa parte destes, defensores de Prestes. Em 1934, foi eleito presidente, de forma indireta, com mandato até 1938.
De certa forma, Getúlio Vargas desenvolveu seu governo aos moldes republicanos de dominação de poder e classes, onde o Estado se difundia com o poder centralizado.
Em 1937 instaurou o Estado Novo, determinou o fechamento do Congresso, outorgou uma nova Constituição, que lhe conferiu o controle dos poderes Legislativo e Judiciário, e determinou o fechamento dos partidos políticos. (LEITE, 2009)
Deixando assim o Estado organizado como instância superior entre os poderes, aos políticos, em meio ao mercado e à sociedade, com um governo ditatorial.
Após a revolta dos paulistas com o movimento em busca da redemocratização política, Vargas foi deposto por um movimento militar desenvolvido por generais de seu próprio governo, e mesmo sendo afastado, posteriormente escolhido nas eleições para a Assembleia Nacional como senador e deputado federal. Contudo, em 1950 foi eleito novamente presidente
da república, e este governo
Melhor resposta: Governo Provisório (1930 - 1934)
Nomeado presidente, Getúlio Vargas usufruía de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a tomar políticas