Reino Fungi
Todos os direitos são reservados ©2013. www.tioronni.com.br Reino Fungi
Características gerais
- Uni ou Pluricelulares
- Heterótrofos
- Parede celular de quitina
- Substância de reserva: glicogênio
- Digestão extracorpórea
- Não há tecidos verdadeiros
- Aeróbios ou anaeróbios
- Aclorofilados
- Decompositores (saprófagos)
- Hifas: elementos do sistema vegetativo.
- Micélio: conjunto de hifas.
Estrutura
Características gerais
Produzem grande quantidade de enzimas digestivas – papel de decompositores.
Formação de corpos de frutificação durante a reprodução. Importância dos Fungos
Farmacêutica:
A ciclosporina, composto derivado de um fungo (Tolypocladium inflatum) reprime reações imunológicas que causam rejeição de órgãos transplantados, com o isolamento desta droga houve um avanço nas cirurgias de transplantes.
O fungo Claviceps purpurea que infecta o centeio, pode causar espasmos nervosos, visões psicóticas e convulsões. alguns alcalóides deste fungo foram usados em tempos remotos para a contração uterina durante o parto, dilatação de vasos sanguíneos para abaixar a pressão sanguínea, tratamento de enxaqueca, com isso esforços estão sendo feitos para obtenção de linhagens C. purpurea e seu cultivo.
Fungos do gênero Penicilium são conhecidos por produzirem antibióticos que são usados para tratamento de infecção bacteriana.
Importância dos Fungos
Alimentícia:
Alguns fungos são comestíveis, os fungos do gênero Penicilium proporcionam aroma e sabor distintos em diferentes tipos de queijos, P. roquefortii e P. camembertii. Alguns fungos acabam se tornando praga pois sua capacidade decompositora torna-se um transtorno para o homem, pois atacam tecidos, couros, petróleo, madeira, papel, alimentos.
Os fungos reduzem o valor nutricional de produtos alimentares.
Importância dos Fungos
Indústria:
Certas leveduras produzem etanol e dióxido de carbono, que tem importância nba panificação, fermentação e indústria do vinho.