A ERA DOS DIREITOS AVANCI
Nascido em Turim em 1990 e morto na mesma cidade em 2004, um dos maiores filósofos políticos, além de historiador do pensamento político de uma cultura italiana, que por si mesma é rica neste campo do conhecimento e para ter sido uma testemunha importante das três principais ideologias do séc.XX: o nazi-fascismo, o comunismo e a democracia liberal,sistema políticos e concepções doutrinarias que acabaram por resultar na divisão do mundo em dois blocos políticos, militares e ideológicos que substituiu até 1989, onde teve a queda de Berlim.
A própria cultura política foi representativa no confronto de idéias entre pensadores das referidas correntes: o filósofo Giovanni gentile (1875-1944), que apoiou o regime fascista, o historiador Benedetto Groce (1866-1952),, maior personagem do liberalismo italiano e senador da república, pensador marxista Antonio Gramsci , escritor e líder do partido comunista, e desde cedo
Bobb colocou-se ao lado da resistência antifascista, rejeitando gentile, mas tentando realizar a síntese entre os dois: Groce e Gramsci.
Voltando a esta obra, a er dos DIREITOS percorre os antecedentes do principal marco de conscientização dos direitos humanos que foi a declaração Universal dos DIREITOS do Homem, assinada em Paris em 1948, depois da cataclisma da segunda grande guerra. Na introdução, Bobbio, nos assegura que os direitos sempre existiram, mesmo em regimes feudais, onde súditos e muito antes dos adventos dos cidadãos e que já tinham segurança da nobreza e no capítulo sobre os fundamentos dos direitos do homem, Bobbio retorna a kant quando define a liberdade como o mais fundamental entre os direitos fundamentais da vida, da propriedade e da justiça.
Reafirma a precedência dos direitos civis e políticos diante dos direitos econômicos e sociais e acompanha Marshal na definição historiográfica obrigatórios dos direitos de primeira (civis), (politico) segunda . terceira
(econômica e sociais), e quarta gerações (direitos