A Educa O N O Formal Busca Capacitar O Cidad O Trabalho Grupo
A Educação não formal busca capacitar o cidadão, promovendo projetos de desenvolvimento pessoal e social que podem acontecer em diversos espaços: comunidades, empresas, hospitais, penitenciárias, Organizações não governamentais, entre outros. Estas instituições promovem projetos educativos, por isso é fundamental a presença de um pedagogo.
Esse trabalho teve como objetivo compreender a atuação dos pedagogos em áreas de educação não formal, verificando quais as atividades desenvolvidas por estes profissionais nos espaços não formais e discutindo como a legislação vigente entende o papel do pedagogo nos espaços educativos não formais. Estes profissionais desenvolvem atividades administrativas e educativas, sendo os responsáveis pelo processo ensino aprendizagem dentro das instituições.
A educação não formal mostra-se como uma alternativa de educar e por se tratar de processos educativos abre mais um leque de atuação para Pedagogos. O professor se depara com uma série de desafios a serem cumpridos, alguns desses inúmeros desafios vivenciados no cotidiano, como a sobrevivência, os baixos salários, a violência urbana e rural, condições de escolares inadequadas para o ensino, currículos formais e excessivos, pressão do vestibular. Além desses desafios diários, há outros de maior grandeza e complexidade, como o caso do fracasso escolar em larga escala, a sociedade dos meios de comunicação, a globalização, os fenômenos das pós-modernidades, que nos mostram a necessidade de encontrar um meio adequado de ensinar a população de forma coletiva e singular, buscando atingir cada um dos educandos inseridos neste processo.
Os desafios devem ser enfrentados de uma forma mais radical, utilizando recursos da sociedade civil organizada, como os sindicatos, as comunidades organizadas e os movimentos sociais. O educador, por sua vez, deve participar desses movimentos por uma sociedade mais justa e equilibrada, mais saudável,