A era do tráfico de escravos negro
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DO Iº CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO LÚCIO LARA - LUONGO
A ERA DO TRAFICO DE ESCRAVOS NEGROS
O DOCENTE
____________________
PROF. XAVIER
CATUMBELA, JUNHO DE 2014.
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DO Iº CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO LÚCIO LARA - LUONGO
A ERA DO TRAFICO DE ESCRAVOS NEGROS
TRABALHO ELABORADO POR:
Nome: Xavier Cossengue Capusso
Nº 42
Classe: 8ª
Turma: C
Sala nº 6
Turno: Tarde
CATUMBELA, JUNHO DE 2014.
A ERA DO TRÁFICO DE ESCRAVOS NEGROS
A escravatura era um estatuto social corrente na europa medieval, no final da idade media.
Uma das principais vias do tráfico de africa com a Arabia. Os escravos eram uma das mercadorias mais procurados na Arabia, sendo as outras o marfim.
A compra e venda de escravos negros por parte dos europeus, teve seu inicio em 1441 quando os navegadores; Antão Gonçalves e Nuno Tristão levaram para Lisboa 10 escravos capturados na Costa da Guiné.
Os navios negreiros partiam dos portos europeus carregados de arquivos geralmente de baixos valores, tais como: espelhos, colares e aguardente.
Entre outros chegados a costa africana, a europa troca estes produtos por ouro, peles, joias, marfim e sobretudo, escravos.
Em 1510 foi ordenado o primeiro transporte de escravos para América. A partir de 1515 os rendimentos da monarquia espanhola proviam sobretudo do trafico de escravo.
No fim do seculo XVI, grandes potencias como Holanda, Inglaterra e a França, entraram em competição no comércio negreiro.
No inico do seculo XVII, estimou-se mais de 1.000.000 (Um Milhão) de escravos, tinham sido exportado para as américas, sendo mais da metade proveniente de Angola, do Congo e do Benim.
No mercado, os escravas eram examinados como gados, avaliado e vendido em leilão e depois armazenados em local próprios em empilhados em quartos húmidos e mal