Caso Whole Foods
Qual a missão social da Whole Foods? Explique sua resposta.
A missão da Whole Foods transcende o que é descrito por Mackey. A empresa além de seguir seu lema “Whole Foods, Whole People, Whole Planet”, tem como objetivo alinhar os interesses de seus stakeholders.
A empresa busca ser reconhecida por ser a maior distribuidora de alimentos orgânicos e também pela disseminação desse hábito que não era muito comum nos Americanos e ao mesmo tempo quer passar que seus funcionários são partes-chave do desenvolvimento da companhia. Para Mackey, seus funcionários devem pertencer e entender que a empresa busca oferecer um lugar para ele na equipe, proporcionando um bom ambiente de trabalho.
Junto a isso, a empresa como uma das pioneiras da distribuição de alimentos orgânicos tem como prioridade ao apoio a fornecedores que se enquadrem e queiram fazer parte da comunidade dos produtos orgânicos. Além de participar das principais regulações da área que atua.
A colaboração e consciência de que a empresa deve ajudar a desenvolver comunidades carentes locais e até mesmo os produtores mais próximos ao doar 5% do faturamento (pós taxas) mostra que a empresa está preocupada em se tornar uma referência na vida dessas pessoas. !
Quais são os desafios de crescer e, ao mesmo tempo, manter a missão social? Para responder a essa pergunta considere as estratégias organizacionais os processos e procedimentos que permitiram (ou não) que a empresa equilibrasse esses dois objetivos aparentemente conflitantes.
As empresas encontram novos desafios em uma fase de expansão, porque à medida que a companhia cresce, seus objetivos podem se desalinhar de sua missão e visão iniciais.
Como a Whole Foods começou a expandir suas instalações a partir de compra de estabelecimentos que já eram seus concorrentes, e sua administração era voltada para um controle de qualidade e entregar o produto para o cliente de forma diferenciada (a um custo maior), seu principal