A era da incerteza: uma visão pessoal de john kenneth galbraith
Armando Mendoza Yañez
Objetivo
Apresentar de forma genérica sumaria A era da Incerteza, uma visão de John Kenneth Galbraith que aborda o problema da pobreza e tenta entender as causas e soluções para a mesma.
Introdução
Galbraith nos apresenta suas brilhantes ideais no vídeo produzido pela BBC e apresentado por Rubens Amaral, na versão em português que pode ser visto no site da LYNK.
Na apresentação deste vídeo, Rubens Amaral nos diz: “O tempo dos Astecas e os tempos que precederam a revolução; o canada do século XIX, ao qual chegaram os antepassados de John Kenneth Galbraith; os Estados Unidos no tempo da escravatura; Paquistão; Índia e Singapura de ontem e de hoje são” os cenários sobre os quais Galbraith nos fala ao tratar um dos problemas mais agudos em qualquer época a relação entre terra e gente. O chamado equilíbrio da pobreza que ainda mantem no nível de subsistência centenas de milhões de pessoas no mundo todo.
O que faz com que as pessoas sejam pobres? Para Galbraith nenhuma outra questão sobre a condição humana comporta tantas respostas, todas elas dadas com a maior segurança. Alguns dizem que o povo não tem energia nem ambição, outros que o país é pobre em recursos naturais, outros que o sistema econômico (capitalismo, socialismo ou comunismo) é errado, ou que as politicas econômicas de seus governos são mal concebidas, que eles estão de qualquer foram mal governados, ou que não há motivação para economizar ou investir, ou que a educação é falha, que há escassez de talento, cientifico, técnico ou administrativo; ou então a causa é a rasa branca ou negra ou índia, asiática, que as pessoas são volúveis demais ou que sua religião encoraja o desperdício ou ainda que são exploradas pelos países ricos; que existe o legado da exploração colonialista e humilhação do passado. Todas essas explicações são apresentadas de forma seria e formal todo dia nos mais diversos lugares do mundo.