Mudanças no contexto do ensino superior no Brasil
Gisele Vieira Botelho ( UNINORTE) gisele@engeco.com.br
Nayanebe Vieira Botelho Ribeiro (UNINORTE) naya.Vieira2@rdenge.com.br
Shirlene Leal de Souza (UNINORTE) shirlenelealdesouza@gmail.com
Deusamir Pereira (Orientador) prof.deusamir@gmail.com
Resumo:
Este trabalho insere-se na linha atual de preocupações advindas de uma sociedade em constante transformação, como consequência dos caminhos tomados para o desenvolvimento, particularmente sobre as mudanças que ocorrem nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Tem como perspectiva a exposição e discussão das transformações que afetam estas instituições.
Palavras-chave: IES; Mudanças organizacionais; Ensino colaborativo.
1. Introdução
Analisando-se a sociedade atual, observam-se transformações que incitam mudanças profundas na vida humana individual e associada. O indivíduo nasce, educa-se, trabalha e passa a vida ligado a organizações, e estas, na realidade, são responsáveis pela consistência do destino social.
A dinâmica e a velocidade cada vez maior das mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade moderna caracterizam o que se convencionou chamar de “novo milênio”. No passado as mudanças significativas na vida humana exigiriam no mínimo o tempo correspondente a uma geração para ocorrer. Gradativamente passaram a ser imprevisíveis. Trata-se da “era da incerteza”, conforme denominou GALBRAITH (1976) ou, ainda, da “era de descontinuidade”, como classificou DRUCKER (1974).
O sentido de “novo milênio” identifica-se, assim, com as transformações globais que caracterizam o mundo moderno. Informatização, globalização e sociedade do conhecimento são alguns fatores que estão pressionando o status quo da vida atual. Como decorrência, tem-se a consolidação da sociedade do conhecimento. Sobretudo mudanças profundas de valores e crenças pessoais e culturais marcam a sociedade atual. Mudanças de valores e crenças pessoais e