A era da estupidez: Relações com os acontecimentos locais.
Como foi visto em sala, esse filme, por abordar assuntos e temas como, problemas ambientais, miséria, fome, guerras, catástrofes ambientais e ter partes que são semelhantes a de um documentário, além de apresentar uma hipótese de futuro para o nosso planeta, que é a de uma futura extinção da raça humana e a destruição total da terra, todos esses elementos nos passa uma ideia de que isso realmente pode acontecer, só saberemos com o tempo.
Na construção dessa obra, correm em paralelas histórias de pessoas que sofrem ou causam problemas ambientais, esses problemas se dão desde o seu próprio meio até o a área social. Alguns desses problemas podem ser vistos em nossa região, e vamos analisar algumas ralações que são vistas na mesma.
Na nossa região, um dos principais problemas que prejudicam o nosso ecossistema é a poluição por meio da emissão dos gases estufas, que é causada pela emissão de gases poluentes no ar, como monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), entre outros, causando problemas para a saúde e para o meio ambiente, e isso acontece de algumas dessas formas: no uso de veículos movidos por derivados de petróleo e que tem motores a combustão e na combustão da lenha nas cerâmicas.
Em conjunto com a emissão dos gases estufa, ocorre em nossa região outro problema que sempre estar relacionado ao bem estar do planeta ou a seu efeito inverso, que é a devastação da vegetação nativa e reflorestada. Isso acontece muito na nossa região, onde o bioma predominante e a caatinga. A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando uma área de aproximadamente 850.000 km2, cerca de 10% do território. Apresenta uma vegetação típica do semiárido nordestino, adaptada a solos secos, clima de sol forte o ano todo, com temperaturas elevadas, chuvas escassas e irregulares, com secas periódicas.
Nessa região do semiárido, desenvolvem-se atividades de alto potencial de