A enfermagem no brasil
A organização da Enfermagem no Brasil teve início com a colonização e vai até o final do século XIX. A profissão surge como um simples cuidado prestado por pessoas leigas e sem nenhum preparo técnico sistematizado.
[pic] No que diz respeito à saúde do povo brasileiro, o trabalho era realizado por Jesuítas que chegaram com a tripulação de colonizadores. Destacamos o Padre José de Anchieta. Ele não se limitou ao ensino de ciências e catequeses. Foi além, atendia aos necessitados, exercendo atividades de médico e enfermeiro. A terapêutica empregada era à base de ervas. Os Jesuítas faziam a supervisão do serviço que era prestado por pessoas treinadas por eles. Pessoas essas, na maioria das vezes mulheres e escravos.
Os escravos tiveram papel relevante, pois auxiliavam os religiosos no cuidado aos doentes. Possuíam pouca ou nenhuma habilidade com a prática de cuidados, esses escravos e as mulheres leigas eram treinadas e somente podiam prestar cuidados com a supervisão dos jesuítas.
Isso acabou deixando a prática da Enfermagem longe de ser uma ciência e difícil de ser vista como uma profissão, porque a própria idéia que se fazia da Enfermagem e a falta dos conhecimentos científicos dessa época simplificaram excessivamente as exigências para o desempenho das funções
Primeiros Hospitais do Brasil
A primeira Casa de Misericórdia foi fundada no ano de 1543, século XVI , na Vila de Santos. Posteriormente nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus.
Por iniciativa do comerciante Romão de Mattos Duarte, em 1738, na cidade do Rio de Janeiro, foi criada a Casa da Roda, no próprio Hospital Geral da Santa Casa, tinha esse nome porque uma roda de madeira foi colocada à sua porta, onde as mães que não podiam sustentar seus filhos, ou menores abandonados da época, ali eram colocados para serem assistidos
Primeira Faculdade Do Brasil
A primeira