Protese e ortese
*Objetivo: substituir sua função,composição e sustentação corporal,sendo esteticamente o mais próximo possível do normal.
*Introdução: as próteses ortopédicas são aparelhos de grande importância,quando se trata de pacientes que sofreram amputação de algum membro seja superior ou inferior,pois irão tomar o lugar do membro que foi amputado.
As próteses começaram a surgir com o advento da 1ª Guerra Mundial,em razão do grande número de pessoas que foram mutiladas,seja pela amputação de membros superiores,inferiores ou ambos,e que tornaram dependentes de ajuda para a realização de suas atividades diárias.
Sabe-se que o número de amputados no Brasil é grande em razão da ocorrência de acidentes de trânsito,de trabalho e de doenças como diabetes,hanseníase,vasculares e outras.
No Brasil, 6,5 milhões de pessoas possuem alguma deficiência física ou motora,dentre elas as amputações.Só no ano de 2007 foram realizadas 17 mil amputações de coxas e de pernas.A medicina,percebendo essa condição,investiu em pesquisas e na fabricação de próteses.
Estudos buscam melhorar o desempenho funcional das próteses,por meio de aumento da resistência e da redução do peso.
Os componentes protéticos passaram a ser fabricados com critérios biomecânicos dirigidos ao corpo humano.Os investimentos em tecnologia permitem a fabricação de próteses que possibilitam ao amputado andar,correr,pular realizar as atividades da vida diária e socializar-se.
Indicação: É indicado o uso de próteses quando se pretende proporcionar ao paciente independência,inserção na sociedade,melhora da auto-estima e inclusão no campo de trabalho.
Contra-indicação: Infecções e feridas abertas no coto (resultante do membro amputado),baixo poder cognitivo e paciente não colaborativo.Pacientes com baixo poder aquisitivo possuem maior dificuldade para adquirir uma prótese,o que não o impede de vir a obtê-la.Apenas passa a depender de algum auxílio para viabilização.
PRÓTESES E FISIOTERAPIA.
Para se indicar