próteses e orteses
Próteses são aparelhos articulados que substituem um orgão ou parte dele.
Prótese de Syme
Nível de amputação: Transmaleolar Apoio: O apoio pode ser direto ou indireto, dependendo das condições do coto, que pode ser definido como a porção final do membro amputado.
Apoio Direto – Apoio no terminal do coto
Fixação – A fixação se dá através de velcros, três velcros( superior, médio e inferior) quando o coto for longo, dois(superior e inferior), quando o coto for curto. Componentes – Complemento feito em borracha semi-rígida coberta com pelica (veste o coto do paciente).
Apoio Indireto ou Apoio P.T.B – O apoio é transferido devido à presença de neuromas ou pontos dolorosos no terminal do coto do paciente. O coxim, parte forrada onde o paciente faz pressão, é móvel e o apoio passa a ser no tendão patelar ou roturiano. Fixação - Correia supra-condiliana. Componentes - Pé fixo; Soquete; Cartucho; Correia Supra-Condiliana; Janela Posterior.
Quando o coto for regular ,ou seja, quando não apresentar neuromas, problemas circulatórios, com bom braço de alavanca, a fixação será por contensão tibial e não através da correia supra-condiliana .
Prótese P.T.S
Nível de amputação – Acima de 1/3 proximal da perna
Apoio – 100% no tendão patelar
Fixação – A fixação é realizada sobre os côndilos femurais. Não possui Correia Supra-Condiliana devido ao coto ser curto.
Componentes da prótese exoesquelética – Pé fixo, Canela, Complemento, Soquete; Cartucho. Possui abas laterias alongadas com uma cavidade mais curta, soquete menor e uma abertura posterior na panturrilha.
Componentes da prótese endoesquelética – pé fixo, adaptador, complemento (tubo), adaptador, base, cartucho e soquete.
Prótese P.T.B
Nível de amputação – 1/3 proximal, medial e distal da perna Apoio – 80% sobre o