Tipos de pesquisa
CURSO DE ENFERMAGEM
CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE
TIPOS DE PESQUISA QUANTO À NATUREZA, OBJETIVOS E PROCEDIMENTOS.
PROF° ARNALDO AMARO
Aline Goveia Pinto – RA: 6816434539
Daiane Rodrigues Martins – RA: 6814002394
Fabiele de Ávila Soares – RA: 6814002414
TURMA A/ NOTURNO
Pelotas, Maio de 2013.
Tipos de pesquisa quanto à natureza
Pesquisa Básica
Pesquisa Aplicada
Pesquisa Básica Objetiva gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolvendo verdades e interesses universais. É feita para aumentar o conhecimento sobre algum assunto, sem que se tenha na pesquisa uma aplicação imediata. Aplicando conhecimento sobre o conhecimento, e querendo sempre fazer a difusão do conhecimento na comunidade.
Pesquisa Aplicada Objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos. Envolvendo apenas verdades e interesses locais. É realizada com objetivo de obter conhecimento que será usado a curto ou médio prazo. Pesquisa que envolve conhecimento disponível e sua ampliação, conhecimento visando utilidade econômica social.
Tipos de pesquisa segundo os objetivos
Exploratória
Descritiva
Explicativa
Pesquisa Exploratória A pesquisa exploratória é usada para se ter uma visão panorâmica, trazendo o problema para mais próximo do ser proporcionando assim maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Sendo chamada também de pesquisa de base. A grande maioria das pesquisas exploratórias envolve, levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e ainda análise de exemplos que estimulem a compreensão. A investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou