PROTESES E ORTESES
As próteses complementam a ausência do membro ou parte dele, as órteses por sua vez não substituem os membros, mas são recursos auxiliares para obtenção de funcionalidade.
Próteses
Aparelho ou dispositivo destinado a substituir um órgão, um membro ou parte do membro destruído ou gravemente acometido.
As próteses começaram a surgir com o início da Primeira Guerra Mundial, em razão do grande número de pessoas que foram mutiladas, seja pela amputação de membros superiores, inferiores ou ambos e que se tornaram dependentes de ajuda para realização das suas atividades diárias. No Brasil 6,5 milhões de pessoas possuem alguma deficiência física ou motora, dentre elas as amputações. Só no ano de 2007 foram realizadas 17 mil amputações de coxas e pernas; A medicina percebendo essa condição investiu em pesquisas e na fabricação de próteses.
Existem vários tipos de próteses, cada paciente apresenta uma necessidade especifica, de modo que as próteses devem suprir essas necessidades.
No que se refere a funcionalidade, as próteses podem ser classificadas em:
Próteses passivas ou estéticas.
Prótese passiva e ou estéticas
Próteses ativas ou funcionais (mecânicas, mioelétricas, híbridas)
Próteses mecânicas (fotos)
Próteses mioelétricas (fotos)
Já quanto a estrutura as próteses podem ser classificadas em:
Próteses exoesqueléticas ou convencionais;
Proteses endoesqueleticas ou modulares.
De forma geral existem cinco tipos de próteses:
Passiva ou estética;
Funcional ou Ativa;
Mioelétrica;
Hidráulica;
Metálica;
ÓRTESES
Órtese é uma palavra de origem grega que significa tornar correto. São aparelhos destinado sustentar ou alinhar, evitar ou corrigir alguma deformidade de uma parte do seu corpo, como a palmilha utilizada em sapatos, o colete de coluna (para correção de postura) as talas para evitar a mobilização de um membro entre outros. Temos quatro tipos de órteses com suas respectivas funções:
Estabilizadoras: Mantém uma