a empresa Buscapé
RGM: 120915-6
Curso: Processos gerenciais
Polo: Viçosa
A EMPRESA BUSCAPÉ
A empresa Buscapé foi criada por três estudantes do curso de engenharia da computação que buscava maneiras de possuírem seu próprio negócio. Não foi fácil pois tiveram várias dificuldades no início. A primeira ideia foi tentar fazer um negócio de automação residencial para o Brasil, mas não deu certo. A segunda tentativa foi desenvolver uma software – house focadas em pequenas empresas que precisavam de customização. O negócio durou algum tempo mas não conseguiu ganhar escala.
Os três estudantes não desanimaram com as dificuldades, continuaram procurando um negócio que desse certo. Tiveram uma ideia: coletar informações de produtos e preços de lojistas e disponibiliza-los em um único site, mas quando fizeram contato com os varejistas, a resposta foi negativa pois não queriam seus preços e produtos comparados com os de seus concorrentes.
Os sócios perceberam que teriam que mudar de tática. O jeito foi aproveitar as poucas lojas on-line existentes e criar um banco de dados que atraíssem os consumidores e os lojistas. Os três sócios desenvolveram uma tecnologia que automatizava a busca e a organização sobre produtos e preços na internet.
Depois de tantas tentativas frustradas, finalmente e junho de 1999 foi lançado oficialmente o site Buscapé, um site de comparação de preços e produtos na internet. No ano de 2001 houve o “estouro da bolha”, como ficou conhecido a época que as bolsas de valores de todo o mundo, se abalaram. A maioria das empresas de internet da época faliu.
No início de 2002, e uma reunião de conselho, os investidores cogitaram o fechamento da empresa. Mas os três sócios mais uma vez, lutaram para manter seu negócio, seus sonhos. A saída encontrada foi diversificar os negócios da empresa, passando a licenciar sua tecnologia de busca para grandes portais da internet brasileira. Fizeram um pouco de tudo.
Antes do prazo sugerido pelos