Estudo De Caso BUSCAP
a) As principais dificuldades iniciais do empreendedorismo, em especial, a relação com o “boom” e a bolha da internet.
Como a maioria das empresas, a empresa BuscaPé, também teve algumas dificuldades no seu empreendimento inicial, ao iniciarem os contatos com os lojistas estes não acharam interessante ter seus preços e produtos comparados com os de seus concorrentes, daí então surgiu a ideia de se trabalhar somente com lojas on-line, criando um banco de dados que não atraísse somente os consumidores, mas também os lojistas.
Na década de 90 quando houve o ‘boom” da internet, a empresa BuscaPé teve alguns investidores interessados no projeto, onde após análise a BuscaPé selecionou a E-Platform como o primeiro fundo investidor. Com a entrada da E-Platform foi realizado o primeiro Road-show da empresa, atraindo vários investidores. Em 2000 a empresa passou a ter uma estrutura maior, com o objetivo de crescer e manter a rentabilidade, conseguindo desta forma a expansão da empresa.
Em 2001 houve o estouro da bolha, com a queda da bolsa de valores, muitas empresas da internet faliu. Alguns investidores sugeriram o fechamento da BuscaPé, porém esta solução não foi aceita pelos sócios, uma vez que o inicio da empresa foi antes da bolha e já estava estabelecida. Eles então propuseram a diversificação da empresa, passando a licenciar tecnologia e venda de relatórios de informações de mercado. Conseguindo desta forma manter-se no mercado.
b) A estrutura financeira por trás do desenvolvimento da empresa.
No inicio o investimento da empresa era de apenas R$300,00 mensais.
Durante o “boom” a empresa recebeu o investimento da E-Platform que apoiava o BuscaPé na captação de recursos junto a investidores, elaboração de planos de negócios e serviços gerais e dúvidas administrativas e legais, enquanto os sócios se concentravam no empreendimento do negócio. Houve também o investimento de US$3 milhões pela Merril