Algumas Anestesias
POSOLOGIA
Midazolam é um agente sedativo potente que requer administração lenta e individualização da dose.
A dose deve ser individualizada e titulada para o estado de sedação desejado de acordo com a necessidade clínica, estado físico, idade e medicação concomitante.
Em adultos acima de 60 anos, pacientes cronicamente doentes ou debilitados a dose deve ser determinada com cautela, os fatores especiais relacionados a cada paciente devem ser levados em consideração.
Apresentações de Midazolam
Solução injetável 5 mg. Embalagens contendo 5 ampolas de 5 mL.
Solução injetável 15 mg. Embalagens contendo 5 ampolas de 3 mL.
Solução injetável 50 mg. Embalagens contendo 5 ampolas de 10 mL.
USO ADULTO E PEDIATRICO.
Uso intramuscular e intravenoso. • Situações clínicas especiais
Idosos
Em adultos com mais de 60 anos de idade, a meia-vida de eliminação pode ser prolongada acima de 3 vezes, e em alguns pacientes de unidades de cuidados intensivos necessitando de midazolam por infusão intravenosa para sedação prolongada, acima de 6 vezes.
Nestes pacientes, a infusão a uma taxa inalterada resulta em altos níveis plasmáticos de estado de equilíbrio.
A meia-vida de eliminação também pode ser prolongada em pacientes com insuficiência renal, insuficiência cardíaca congestiva e disfunção hepática.
Crianças
As propriedades farmacocinéticas após administração retal de midazolam são similares àquelas nos adultos. Entretanto, a meia-vida de eliminação (t1/2) após administração intravenosa e retal é mais curta em crianças de 3 a 10 anos (entre 1 e 1,5 horas quando comparadas com adultos). A diferença é consistente com um clearance aumentado em crianças. O clearance é similar ou maior que em adultos e a meia-vida de eliminação é similar ou menor que em adultos.
As propriedades farmacocinéticas durante e após infusões intravenosas contínuas como um adjuvante àanestesia geral e na unidade de terapia intensiva são similares àquelas dos adultos.
Neonatos
Em