Micose
O estudo dos fungos é conhecido como micologia,possui a maioria das espécies como benéficas ao ser humano,pois são encontradas na natureza e fazem trabalhos importantíssimos,como degradação de matérias orgânicas,produção de alimentos e bebidas alcoólicas,prestação de serviços a medicina ,fornecendo metabólitos secundários bioativos de grande utilidade como os antibióticos.Esses são organismos eucariotos e todas as células que os compõem possuem um núcleo e uma membrana nuclear,retículo endoplasmático,mitocôndria e aparelho secretor,geralmente são anaeróbios obrigatórios ou facultativos.
Assim não encontramos somente fungos benéficos ao ser humano,também encontramos os patógenos,o qual causam infecções fúngicas,sendo caracterizados os de maior incidência a candidíase e a dermatofitose,pois essas se encontram na nossa microbiota,porem quando a flora entra em desequilíbrio,as cepas patogênicas acabam estando em maiores concentrações,causando doenças.
As micoses de um modo geral são classificadas como superficiais,,cutâneas,subcutâneas,sistêmicas e oportunistas,tendo crescimento em duas formas básicas a levedura e o bolor.
Micoses superficiais.
Micoses superficiais são aquelas infecções que estão limitadas a superfície da pele e dos pêlos,elas não são destrutivas e são apenas importância estética.Sendo assim a pitiríase vesicolor é uma infecção é uma infecção superficial leve e crônica do extrato córneo,causada por Malassezia globosa,M.restricta e outros membros do complexo M.furfur,sendo caracterizada pela descoloração ou despigmentação e descamação da pele.
As lesões aparecem na forma de placas maculares de pele pigmentada que podem aumentar e coalescer,embora a descamação,inflamão e a irritação sejam mínimas.
A Tinha Negra é uma infecção supericial crônica,assintomática do extrato córne,causada pelo fungo dematiáceo Hortae werneckii e se refere machas pigmentadas em castanho ou negro localizada principalmente nas palmas das mãos.
No exame