A eletricidade e a quimica
A Eletricidade e a Química
A eletricidade é simplesmente essencial em nosso dia a dia, mas sabemos de onde ela surgiu? Este texto tem o intuito de mostrar de forma reduzida a evolução dessa energia com o passar do tempo e como ela auxiliou na descoberta de novos elementos químicos.
Energia é a capacidade de um objeto realizar trabalho e existem varias formas de expressa-la, como por exemplo: calor e luz. Formas essas que são estudadas desde os tempos mais primórdios, porem sua relação foi formulada muito tempo depois.
A revolução industrial foi muito importante para a eletricidade, pois fundamentou o inicio do desenvolvimento de novos artifícios a partir do seu uso. Eletricidade essa que transformou o modo de vida da sociedade.
A eletricidade estática foi descrita na antiguidade grega e pode ser observada ao passarmos um pente plástico no cabelo, fazendo com que este pente seja capaz de atrair pequenos pedaços de papel. O filósofo grego Tales de Mileto fez a primeira descrição da atração exercida pelo âmbar sobre corpos leves, após ter sido atritado com a lã.Antigamente a eletricidade era considerada um fenômeno de pouca importância para estudos, mas a partir da pesquisa feita por William Gilbert, que identificou outros materiais que tinham comportamento semelhante ao do âmbar após sofrerem atrito, começaram a realizar mais pesquisas sobre o assunto.
Posteriormente os estudos de Otto von Guericke deram inicio a um ciclo de pesquisas impulsionadas pela construção de aparelhos. Otto utilizou da construção de geradores eletrostáticos, que possibilitaram o uso da eletricidade estática.O cientista Stephen Gray descobriu o fenômeno da condução elétrica e distinguiu os corpos condutores de eletricidade em: condutores e não-condutores ou isolantes. Já o físico francês Charles François de Cisternay Dufay classificou a eletricidade em dois tipos: resinosa e vítrea; e constatou que corpos iguais se repeliam e diferentes se atraíam. Logo,