Transformações Quimicas que Envolvem Eletricidade
Quando se coloca o cloreto de cobre (II) em solução aquosa, este decompõe-se por ação da corrente eléctrica libertando-se cloro (que se deteta pelo seu cheiro característico) e formando-se cobre (sólido de cor castanho-avermelhada).
Quando queremos fazer a decomposição da água em oxigénio e hidrogénio, utilizamos a corrente elétrica para conseguir realizar esta transformação. dentre outros dois processos que serão explicados a seguir:
ELETROLISE
Eletrólise é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica.
Substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions.
A eletrólise é uma transformação artificial, pois é provocada por um gerador, mas tem uma enorme importância prática. Ela tem grande utilização em indústrias, na produção de muitas substâncias, dentre elas metais alcalinos, alcalino-terrosos, gás hidrogênio e gás cloro.
A eletrólise é um processo útil na obtenção de vários elementos químicos. Por exemplo:
IMPORTÂNCIA
A eletrólise é muito utilizada na galvanoplastia, isto é, no recobrimento de objetos com uma fina camada de metal. Vários cátions metálicos, após a redução, ficam grudados no cátodo, o que provoca a formação de uma camada de metal. Por exemplo:
Niquelação: recobrimento de um objeto com níquel;
Cromação: recobrimento de um objeto com cromo.
Cobreação: recobrimento de um objeto com cobre;
PILHAS
As pilhas e baterias são pequenos geradores que