Logística
Planejamento Logístico
A constante necessidade de aquisição de novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças tem obrigado as organizações a uma revisão de seus parâmetros de gestão. A principal ferramenta que viabiliza essa revisão é o planejamento estratégico. Planejar estrategicamente exige a relação entre o ambiente interno e externo da organização, considerando uma visão de futuro e seus meios para alcançá-lo.
Planejamento logístico é o processo administrativo que proporciona a sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa. (REBOUÇAS; DJALMA 2008, p 17).
A logística quando inserida no contexto de planejamento estratégico contribui para o alcance de vantagem competitiva, uma vez que, como um subsistema gerencial, interfere no desempenho total da empresa e deve ser integrada ao planejamento e a administração estratégica da mesma.
Segundo Ballou (2001), o planejamento logístico tem por objetivo desenvolver estratégias que possam resolver os problemas de quatro áreas de destaque em empresas de transporte que são: o nível de serviços oferecido aos clientes; localização das instalações de centros de distribuição; decisões de níveis de estoque e; decisões de transportes que devem ser utilizados no desenvolvimento de todo o processo.
Planejamento da fábrica
Para Bowersox (2008) é de competência da logística a coordenação de áreas funcionais da empresa, desde a análise de um projeto de rede, englobando localização das instalações (inclusive estrutura interna, quantidade), sistema de informação, transporte, estoque, armazenagem, manuseio e qualificação de materiais até atingir um processo de criação de valor para o cliente.
Localização das Instalações Ainda segundo Bowersox (2011), a estrutura das instalações, logísticas de uma empresa esta diretamente relacionada com a localização dos clientes, e dos fornecedores. A densidade populacional das