A educação e a utilização do conhecimento
Alfred North Whitehead nasceu a 15 de fevereiro de 1861, na cidade de Ramsgate (Kent), em Inglaterra.
Foi um grande matemático e um dos grandes filósofos do século XX. De 1885 a 1911, foi professor de matemática no Trinity College em Cambridge, onde também tinha estudado. Mudou-se mais tarde para Londres onde foi professor, mas de Filosofia, na Universidade de Harvard de 1924 a 1936, e ficou como professor emérito desta prestigiada universidade até 30 de dezembro de 1947, quando morreu. Foi também membro da Royal Society e da Academia Britânica.
Foi professor do filósofo Bertrand Russel nos tempos de Cambridge e colaborou com ele na escrita dos três volumes dePrincipia mathematica, considerada uma das maiores obras sobre o tema da lógica e das matemáticas.
Foi considerado um matemático excecional, com enormes contributos ao nível da vertente teórica da matemática. Eram notáveis os seus conhecimentos de Filosofia e de Literatura, o que lhe deu ótimas bases para o estudo profundo das origens da matemática e da filosofia da ciência, bem como para um desenvolvimento da lógica simbólica.
A sua filosofia baseia-se numa tentativa de formulação de um sistema que reunia a metafísica, à luz da lógica e das ciência modernas, e a religião e os princípios do conhecimento. Pode-se afirmar que os seus conceitos sobre o conhecimento levantaram bastante polémica e causaram uma revolução na epistemologia. Pode-se também dizer que na sua filosofia demarca-se uma luta contra o materialismo científico que na altura estava em plena ascensão no mundo.
O seu "método da abstração extensiva" desenvolvido nos princípios do século XX consiste em definir um objeto, em termos de volumes de espaço encadeados; do mesmo modo, os acontecimentos são vistos como processos encadeados, ou seja, uma tentativa de exploração e explicação sobre os conceitos fundamentais das ciências da natureza.
Fez uma crítica feroz à existente divisão entre o espírito e a