materiais didaticos
O relatório a seguir tem como objetivo analisar as relações entre a Ciência, a tecnologia e a educação, compreender a importância da tecnologia educacional no meio escolar, analisar o papel do professor frente às novas tecnologias educacionais; e auxiliar no processo de aprendizagem para a formação de um futuro pedagogo com maior conhecimento. Para que no futuro possa aplicar em campo conhecimentos adquiridos não apenas na teoria, mas na prática também, com ajuda de profissionais da área.
O relatório foi realizado com base em livros e a pesquisa em campo, realizada em uma escola de educação infantil, e entrevistas com alguns profissionais da área. Apresenta a definição de educação, ensino e pesquisa, a pesquisa como princípio educativo, a utilização de materiais didáticos e sua importância no processo de ensino aprendizagem do aluno, apresenta os diferentes recursos presentes em sala de aula, a relação do professor como educador, a forma como ele faz uso desse material como apoio didático, em quais formas ele é apresentado e sua evolução, e a inovação da prática pedagógica com a utilização de materiais didáticos. Educação, ensino e pesquisa: conceitos.
O ensino refere-se à ação de transmitir conhecimento e o professor é o principal responsável por essa mediação entre aluno e conhecimento, utilizando métodos de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.
“Ensino e educação são conceitos diferentes. No ensino se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas específicas do conhecimento (ciências, história, matemáticas).” Moran (2009, p.12)
Na educação engloba-se além do ensino a aplicação do mesmo no cotidiano, atinge também o pessoal, baseia-se nos princípios de moralidade e ética.
“ensino, representa instrução socialização de informação aprendizagem...” Preti (1996)
Para Maroto (1995) “educação, estratégia básica de formação humana, aprender, saber pensar, criar, inovar, construir