A INCLUS O DO DEFICIENTE F SICO NO AMBIENTE DE TRABALHO
RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar como está sendo feito a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, apresentar as dificuldades na adequação e adaptação do ambiente organizacional tanto por parte da empresa quanto por parte do deficiente físico, mostrar a importância dos mesmos, apesar de suas limitações e também apresentar de um modo geral os benefícios de contratá-los.
Palavras- chave: Deficiente físico, inclusão, adaptação no ambiente de trabalho
INTRODUÇÃO
Mesmo com a legalização da cota para inclusão do deficiente no mercado de trabalho ainda há muita deficientes por enfrentarem muitas dificuldades devido à locomoção, preconceitos e tantas outras limitações acabam não conseguindo ter uma formação acadêmica favorável.
O tema desenvolvido dificuldade na contratação dos mesmos. O mercado busca profissionais qualificados, onde mesmo com suas deficiências poderão suprir as necessidades dos cargos disponíveis, porém, os é para que se possa analisar e definir soluções para a inclusão do deficiente no ambiente de trabalho e ao mesmo tempo suprir a necessidade da empresa com o cumprimento de suas funções. Sobre a organização, serão analisadas as adaptações necessárias para propor ao funcionário deficiente uma melhor condição de trabalho e também alçar crescimento dentro da mesma.
1. LEGALIZAÇÃO SOBRE INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
A preocupação com os direitos dos deficientes e a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho levou o Governo a sancionar leis para prevenir, preservá-los e ajudá-los a usufruir de uma vida digna mesmo com suas limitações.
É possível dizer que a constituição de 1988 oportunizou a criação de leis que asseguravam a cidadania do povo brasileiro no geral, porém, foi em 1989 que foi criada a mais importantes das legislações que tratam de deficientes, sendo esta a Lei Federal de n. 7.853 de 24 de Agosto. Posteriormente esta lei foi regulamentada pelo Decreto