A educação e as normas disciplinares
O grande problema, entretanto, é que todo esse esforço vem sendo cada vez mais sufocado pelo trabalho da mídia que tem mostrado situações que influenciam as decisões e o caráter de uma pessoa. Influências essas que, inegavelmente, prejudicam dentro de uma sala de aula e de toda a escola.
Como se sabe, uma escola é formada por uma equipe muito grande de pessoas, contudo, infelizmente, muitas dessas não estão preparadas para assumir tal responsabilidade. Vamos começar pelos responsáveis pela administração da verba escolar:
Um profissional mal preparado na distribuição dessas verbas acaba sem dúvida prejudicando o desenvolvimento do aluno, que, ao invés, por exemplo, de ter uma aula de informática , vai assistir uma aula simples e ficar desatualizado, pois o dinheiro que poderia ter sido investido em computadores, foi destinado a fins diversos ou menos importantes.
Outra situação é um diretor(ª) que sequer tem conhecimento acerca das normas e diretrizes que rege uma escola. Sabemos que um profissional mal informado não vai muito longe, exemplos disso são escolas com poucos alunos e em estado lastimável de precariedade, colocando em risco a integridade das crianças e do professor.
Podemos tratar ainda do autoritarismo ou excesso de liberdade dos professores dentro da sala de aula. Ora, sabemos que essa uma grande abertura para que alguns alunos abusem da indisciplina e atrapalhem por conseqüência no processo ensino- aprendizagem e o convívio dentro da escola.
Não se pode deixar de destacar também que para um melhor desenvolvimento escolar do aluno, é extremamente importante respeitar