A educação segundo sócrates, platão e aristóteles
* Introdução * Desenvolvimento
- Sócrates - As principais ideias de Sócrates
- Platão - As principais idéias de Platão
- Aristóteles - As principais ideias de Aristóteles * Conclusão * Bibliografia
Introdução
Os ensinamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles tem grande influência na educação atual , eles valorizavam os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. Sócrates, tornou-se mestre do questionamento. Não estabeleceu doutrinas ou criou sistemas, apenas ensinou a perguntar, algo muito semelhante ao moderno método cientifico. Para Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. Deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Já Aristóteles afirmava que o objetivo da educação é fazer as pessoas virtuosas.
Sócrates
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates, (Atenas 469/399 a. C) foi um dos maiores filósofos ateniense do periodo clássico da Grécia Antiga. Tido como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, já que nos deixou pouco ou nenhum material escrito, conhecido principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como as peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.
Através de sua representação nos diálogos de seu estudante, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático. Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma