A educação pré-escolar e a formação do homem
A educação pré-escolar e a formação do homem
1 Formação de seres repetidores ou criativos?
2 A opção didática e os fins da educação
3 A criança, um ser biopsicossocial!
Quais são os fins da educação?
Que tipos de pessoas estamos interessados em formar: seres meramente adestrados ou seres capazes de encontrar soluções criativas para os problemas apresentados?
A opção didática é uma questão técnica ou formal, mas esta ligada aos objetivos da educação.
Se a nossa intenção é ajudar seres repetidores da realidade nossa atuação será contraria a reflexão, a criatividade, a critica e a troca de experiência .
Se desejamos contribuir para formação de seres críticos, participantes, criativos teremos os alunos como centro da ação educativa. E nós educandos e educadores cresceremos juntos.
Em busca de transformar o mundo o homem encontra barreiras sociais, que só consegue vencer através de reflexão critica. Ser de buscas, o homem dialoga com os outros homens troca ideias, ensina enquanto aprende e aprende encanto ensina.
O que significa afirmar que a criança é um ser biopsicossocial ? significa assumir que ela precisa de alimentação suficiente e adequada à saúde e ao bem-estar físico; significa que ela precisa estar junto com outras crianças e adultos para desde cedo trocar experiências.
Neste sentido a pré-escola será um recurso precioso complementado a ação da família ou instituições que se encarreguem de prestar serviços educacionais à criança-, para a sua formação integral, nos aspectos intelectual, afetivo-social e psicomotor.
O PROBLEMA DOS FINS DA EDUCAÇÃO
É necessário algo mais do que uma técnica para se ter um educador. É necessária uma atitude espiritual, uma consciência do que é o homem, do seu papel e do seu sentido no mundo.
Nestes termos o ensino se torna uma questão de fins, de objetivos, de um ideal proposto e almejado. A história da educação nos ensina que cada época