A educação infantil e o meio ambiente
Introdução
Este trabalho é um relato de experiência desenvolvida na turma do Pré-Escolar, alunos de 5 e 6 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, situada no Bairro Kennedy em Jaguarão, cidade situada ao sul do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai. Tal projeto desenvolveu-se entre os meses de julho e agosto de 2012, com o objetivo de desenvolver nas crianças percepções acerca da conservação do ambiente em que estamos inseridos, além de promover experiências relevantes para o desenvolvimento linguístico dos pequenos. Pois, entendemos que, a educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. (BRASIL, 1998, v.3, p. 117)
Trabalhar com o tema meio ambiente, mais especificamente com o lixo, é uma forma de contribuir para a formação das crianças enquanto cidadãos conscientes, para que se tornem aptos a decidir e atuar gradativamente na realidade socioambiental do meio em que estão inseridos, mas de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um, da família, do bairro, do município, ou seja, da sociedade. Cabendo ao professor organizar e possibilitar situações comunicativas que ampliem o universo discursivo dos pequenos e o contato com diferentes gêneros textuais, mesmo na forma oral.
Conscientizar as crianças acerca da necessidade de conhecer e pensar no problema chamado “lixo”, nas suas formas de coleta e destino em nosso município, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns é muito importante para que, assim,