PROJETO DE MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO DE MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Produção Textual Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.
Orientador: Profª Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava e Raquel Franco.
INTRODUÇÃO
A criança na idade pré-escolar encontra-se em formação inicial de seus conceitos e valores (NEAL; PALMER, 1990), está sentindo, conhecendo e construindo seu mundo, identificando-se e envolvendo-se com sua realidade. Neste sentido, torna-se essencial que a educação ambiental crítica, dialógica, já faça parte de sua realidade, para que a criança possa criar e se expressar nessas relações, ampliando sua rede de relações e sua visão de mundo, desvelando uma realidade que é complexa e ancorando-se por meio de sua corporeidade.
Mesmo que esse tema não tenha tanta repercussão e execução na educação infantil é preciso que o pedagogo não deixe de fora de seus conteúdos a Educação Ambiental.
No Brasil, em 1981, instituiu-se a “Política Nacional de Meio Ambiente”, que apresentava em seu segundo artigo (Princípio X), com objetivo de capacitar a comunidade para a “participação ativa na defesa do meio ambiente”, a educação ambiental a todos os níveis de ensino (BRASIL, 1981).
Alguns anos mais tarde, a nova “Constituição Federal Brasileira” (1988) reforçou essa ideia no artigo 225 do capítulo VI (do Meio Ambiente), no qual se destacou a responsabilidade do Poder Público na promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino e da conscientização pública para a preservação do meio ambiente (BRASIL, 1988).
Finalmente, em 1991, o Ministério da Educação (MEC) também aderiu a esse