Projeto educação infantil e meio ambiente
Ensinamentos desse tipo podem parecer difíceis para crianças de até seis anos, mas não são, pois as crianças se encantam de tal modo com a expectativa de plantar e cultivar, e ainda têm a oportunidade de comer o que produziram, tornando fácil o entendimento de tais conceitos.
Segundo Korpela (2002, apud ELALI, 2003), “... a criança tem uma necessidade declarada de ter contato com áreas externas e ambientes naturais, e essa necessidade aumenta conforme a criança é menor.”.
A proposta é trabalhar esse tema de forma interdisciplinar, levando em conta a necessidade da criança se ver como parte do meio, trabalhando também projetos dentro e fora da sala de aula.
O primeiro passo é mostrar para a criança que ela é um ser vivo e tem o dever de cuidar da natureza como agente participante, visto que o futuro depende das ações tomadas por ela.
Para Tuan (1983, apud ELALI, 2003), “... plantando, assistindo a planta crescer, colhendo, a criança pode compreender os mecanismos da natureza, reconhecer-se como parte dela e questionar sua própria participação ecológica.”. Mediante essa proposta podemos trabalhar as formas de coleta dos lixos e a reciclagem, mostrando para as crianças a importância de se jogar o lixo no lugar correto e de se reciclar e reaproveitar.
Sendo assim, esses fatores levaram ao delineamento da proposta que se justifica na execução de um projeto no qual acreditamos, que na infância é