“A educação infantil, no processo de alfabetização, trazendo o lúdico e o letramento como diferencial”...
Alessandra dos Santos Lopes – RA 176504*
Claudia Rodrigues dos Santos – RA 171707**
Resumo:
A prática da aprendizagem no contexto alfabetizador vai muito além da aquisição da leitura e da escrita, tão somente, é preciso que educadores promovam, viabilizem, favoreçam ou mediam situações significativas de aprendizagem a seus educando. O mundo exige isso, o mundo exige bons leitores, bons escritores e acima de tudo bons cidadãos. Homens e Mulheres que compreendam a problemática e a diversidade desse Mundo. Ler e escrever por si somente, não faz diferença, não provoca mudanças, não contribui no entendimento da complexidade da humanidade e da vida de todos os seres no mundo. E formar educando e ou futuros homens de bem, capazes, conscientes e satisfeitos. E isso deve acontecer desde muito cedo, em casa, na escola inclusive quando tratamos de questões de ensino sistemático. E se é para iniciar a criança no mundo da leitura e escrita que seja com substancialidade. Pode parecer clichê, mas a “alfabetização é à base de tudo”, sem dúvida o é! É a inicialização do conhecimento organizado, padronizado e necessário para a interação e integração comunicativa humana.
Palavras-chave: Educandos / Alfabetização / Letramento / Lúdico / Educador
INTRODUÇÃO
Para realização de Artigo Científico, estabelecemos formas de pesquisa com base em autores e suas concepções, e de maneira comparativa ao que acontece literalmente em sala de aula. Cotidianamente, podemos afirmar que a complexidade que envolve o tema em todos os aspectos é considerável, mas as fontes que servem de direcionamento para cada vez mais o educador atuar com coerência e eficácia são substanciais também.
Como já apresentado no projeto de pesquisa que deu base a este Artigo, a junção dos temas alfabetização, ludicidade e letramento é justamente pela aproximidade que ambos se fazem