Analise swot
É a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats).
1- Análise do ambiente externo
Uma unidade de negócios tem que monitorar as forças macroambientais (econômico-demográficas, tecnológicas, político-legais e sócio-culturais), e significativos agentes microambientais (clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros. Um objetivo importante nessa avaliação ambiental é o reconhecimento de novas oportunidades de marketing.
1.1. Oportunidades
Existe uma oportunidade de marketing quanto a empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de um determinado segmento. As oportunidades podem ser classificadas de acordo com sua atratividade e com sua probabilidade de sucesso. Para chegar ao sucesso, uma organização não só depende das características de seus negócios atenderem aos requisitos chave de êxito na operação em mercados-alvo, mas também de superarem os pontos fortes dos concorrentes. A simples competência não constitui uma vantagem competitiva. A empresa de melhor desempenho será aquela que gerar o maior valor para o cliente e que sustentar esse valor ao longo do tempo. Alumas oportunidades são: a expansão da linha de produtos, entrada em novos mercados, capacidade de diversificação para diluição de riscos, melhorar a capacitação tecnológica.
1.2. Ameaças
Uma ameaça ambiental é um desafio imposto por uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, à deterioração das vendas ou dos lucros. As ameaças devem ser classificadas de acordo com sua gravidade e probabilidade de ocorrência. Para lidar com elas, é preciso preparar planos de contingência que detalhem as mudanças possíveis antes ou durante as ameaças. Algumas das ameaças são novos concorrentes, crescimento vagaroso do mercado,